(Re) Configurando a mente
- Daniela Barros
- 10 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jul. de 2020

O distanciamento social recomendado nesse período da pandemia do Coronavírus chegou de repente, trazendo implicações importantes em muitas das nossas atividades e formas de conduzir a vida.
Pensando nisso, trago aqui uma reflexão e um desafio a partir de uma frase que ouvi há poucos dias “Mudança é possível para quem sabe acessá-la”. Antes de falar na mudança propriamente dita faço uma abordagem sobre o mindset, palavra que está na moda que poderia ser traduzida por configuração da mente ou mentalidade. Existem dois tipos de mindset: fixo e em crescimento. Temos a tendência de nos classificarmos em um deles, no entanto, dependendo da situação, migramos de um para outro.
Os indivíduos com mindset fixo acreditam que a inteligência e as habilidades que possuem são inatas e não mudam, desistem mais facilmente dos desafios, ao receberem um retorno ficam na defensiva e levam para o lado pessoal e, ao cometerem erros, sentem-se inferiores. Os que se manifestam com mindset em crescimento acreditam que as habilidades e a inteligência podem ser desenvolvidas, enfrentam e persistem nos desafios, acreditam que o esforço é fundamental para o aprendizado, usam o feedback como oportunidade de aprendizado e os erros como brecha para crescer.
Na verdade, podemos desenvolver as habilidades e inteligência a cada momento com base no esforço que demandamos em cada ação. Tomar uma atitude, permite a saída da zona de conforto, aumenta a predisposição para realizar coisas diferentes. A neurociência explica isso através dos processos de neuroplasticidade no qual ativamos novas redes neurais e ampliamos o nosso repertório. Se de início esse processo é um pouco exigente e pode gerar desconforto, com o passar do tempo nos sentimos mais seguros, mais confortáveis e mais tranquilos dentro dos nossos desafios. Esse exercício aumenta a autoconfiança e expande a maneira de olharmos o mundo.
Importante lembrar que a quebra do ciclo, a mudança, é um processo e pode levar um pouco de tempo, portanto elogiar os esforços (seus, das pessoas próximas, ou até mesmo da sua equipe) aumenta e potencializa mindset em crescimento.
Dicas para reconfigurar a mente:
- Pegue papel e caneta.
- Evidencie duas situações em que você tem consciência de que seu mindset está mais para fixo do que para em crescimento. Alguns exemplos: fazer alguma coisa pela primeira vez, aprender uma nova língua, melhorar o relacionamento com uma pessoa que julga ser difícil.
- Liste ações que pode fazer para quebrar o ciclo e desenvolver o mindset de crescimento nas situações que evidenciou.
Para saber mais:
- DWECK C. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Ed Objetiva, Rio de Janeiro, 2017.
- LENT R. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Ed Atheneu, Rio de Janeiro, 2019.
- MISCHEL W. O teste de marshmallow. Ed. Objetiva, Rio de Janeiro, 2016.
Dr.ª Daniela Martí Barros
Pesquisadora, professora e palestrante
Comments