Cultura antiestresse
- Daniela Barros
- 27 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2021

A cultura antiestresse valoriza calma, amabilidade e gentileza consigo e com os outros e pode se basear nas práticas de atenção plena (mindfulness), onde utilizamos a âncora da respiração. Podemos fazer pequenas paradas no dia a dia e permitir que cada inspiração esteja impregnada de amabilidade e gentileza e que a cada expiração esteja presente a aceitação do momento presente, com a mente aberta e sem julgamentos.
Por meio dessa prática observamos uma redução na frequência dos batimentos cardíacos, e a respiração, que em momentos de estresse é curta e rápida, passa a ser longa, profunda, mais lenta e tranquila. A partir daí nosso corpo informa ao cérebro que está “tudo bem” estamos mais calmos.
Diante disso podemos colocar em prática essa leveza em nossas atividades do dia a dia, desde lavar a louça, tomar banho, prestar a atenção no modo como entregamos um objeto para o outro, estar atento as palavras que escolhemos para iniciar uma mensagem no WhatsApp ou em um e-mail, entre tantas outras coisas.
A cultura pode ser encarada como a forma que o grupo de pessoas com as quais convivemos, reage a alguma coisa. É como o óleo que penetra na madeira. Assim, se escolhermos a viver com mais calma, gentileza e amabilidade estaremos promovendo a cultura antiestresse em nossas casas, no ambiente de trabalho, na escola, onde estivermos.
Fica o convite!
Dr.ª Daniela Martí Barros
Pesquisadora, professora e palestrante
Comments